sexta-feira, 27 de outubro de 2023

A QUESTÃO SOCIAL DO ENSINO

 

                                                           Isaac Warden Lewis

 

Sabe-se que o ensino, em qualquer um de seus níveis – o fundamental, médio e o superior – pode ser considerado como uma doação feita pelo professor para o aluno ou como uma proposta de participação de professores e alunos na busca da compreensão da realidade.

No primeiro caso, a verdade ou o conhecimento é considerado um fim em si mesmo e tem um sentido absoluto tanto para os que ensinam quanto para os que aprendem. O saber codificado é passado do professor para o aluno, sem se fazer perguntas a esse saber e ao que se passa na realidade em que professores e alunos vivem. No segundo caso, o saber é um meio para se entender a realidade e tem um sentido relativo tanto para os professores quanto para os alunos. O saber é discutido entre professores e alunos e relacionado com a realidade vivida por ambos.

Inevitavelmente, as duas opções de ensino pressupõem modos diferentes de apropriação de saber para os membros da comunidade escolar. Na pedagogia da doação, alguns privilegiados têm acesso aos instrumentos e aos recursos para apreender os conteúdos do saber, enquanto à maioria dos não privilegiados são negados os instrumentos e os recursos para a apropriação do saber. A prática de ensino resume-se à transferência do saber dos iniciados para os não iniciados.  Na pedagogia da participação, os instrumentos e os recursos para aquisição, apropriação do saber são colocados à disposição de professores e estudantes igualmente. A prática de ensino é entendida como uma prática de estudo tanto para os professores quanto para os estudantes.

As consequências das duas opções de ensino numa sociedade dividida em classes serão marcadamente diferenciadas. Na pedagogia da doação, o saber, visto como um conjunto de conhecimentos guardados numa redoma, de propriedade de poucos e carinhosamente mantido longe das questões do dia a dia da maioria dos não iniciados, permanece neutra com relação aos interesses e problemas da comunidade. Na pedagogia da participação, o saber, considerado como meio para se compreender a realidade em que vivem professores e alunos, é utilizado para debater e buscar soluções para as questões que interessam à comunidade.

Dessa forma, todo projeto educacional, voltado para reflexão do contexto histórico e social em que educandos e professores vivem e compromissado em conscientizá-los no engajamento nas atividades que interessam à sua comunidade, tem necessariamente de fornecer instrumentos, técnicas e recursos de estudos que permitam a eles colocar o saber de sua área de especialização em Benefício dos interesses da maioria dos membros da sua comunidade.

 

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Publicado originalmente, no livro “Educação: doutrinação ou desvelamento”. Manaus: Editora Mundo Novo, 2013, p. 130.

 

 

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