Nascido em Belém (Pará), em 17 de setembro de 1939. Formado em Pedagogia pela Faculdade de Educação (Universidade Federal do Amazonas). Aposentado pela UFAM.
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EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE NA SOCIEDADE BRASILEIRA COLONIZADA
Este
livro aborda a educação profissionalizante, hegemônica desde o período
colonial, vinculada aos interesses de classes privilegiadas de países
colonizadores e neocolonizadores e das classes favorecidas nacionais. Ressalta
que as propostas de política educacional contra-hegemônica foram distorcidas e
até abolidas através de contínuas contrarreformas ou ajustes reformistas para
manter a política educacional de interesse das classes favorecidas nacionais e
das classes privilegiadas internacionais. Por outro lado, destaca que, desde
1964, estudantes, professores, pesquisadores e trabalhadores, em geral, em suas
escolas, associações, universidades e sindicatos têm criticado e combatido as
políticas educacionais implantadas pelos governos militares (1964-1985),
profissionalizantes, elititistas e privatizantes, continuadas pelos governos
civis depois de 1985. Por conseguinte, os referidos estudantes, professores,
pesquisadores e trabalhadores retomaram a luta por uma educação pública, laica
e de qualidade para a maioria da população brasileira.
VIOLÊNCIA HISTÓRICA NA SOCIEDADE BRASILEIRA COLONIZADA
Este livro aborda as práticas sociais colonialistas nas instâncias políticas, jurídicas, militares e policiais na sociedade brasileira,
importadas pelos colonizadores portugueses desde que chegaram a esse território
em 1500. O estado burocrático de direito visou garantir a espoliação das terras
habitadas pelas populações nativas e a exploração do trabalho das classes
desfavorecidas (índios, negros, mamelucos, mulatos, brancos) pelas classes
favorecidas nacionais (senhores de escravos, traficantes, latifundiários,
empresários, padres, industriais, profissionais liberais) em favor das classes
privilegiadas internacionais (capitalistas colonialistas). Desse modo,
evidenciam-se as práticas institucionais (barbárie, selvageria, desumanidade,
hipocrisia política e religiosa, além de racismo, preconceito e discriminação)
realizadas pelas classes favorecidas nacionais, com apoio de classes
privilegiadas internacionais, contra as
classes desfavorecidas, de modo geral.
OS APARTADOS NO BRASIL IMPÉRIO
Escrito por Isaac Warden Lewis, é uma narrativa ficcional que apresenta a resistência dos negros africanos e seus descendentes à escravidão nesse período da história da sociedade brasileira. Negros e negras protagonizam reações e revoltas, discutem e analisam os fatos sociais e políticos da escravidão, empreendem lutas para sobrevivência digna nos agrupamentos, constituídos a partir das fugas, com apoio de índios. Nas cidades, negros livres organizam associações que protegem escravos fugitivos, contando com apoio de vários setores da sociedade, como escravos, trabalhadores livres, homens e mulheres, escritores e escritoras, advogados, jornalistas e até de juízes. Os apartados no Brasil Império resgata a história de africanos e seus descendentes que se portavam digna e humanamente, apesar das condições adversas criadas por traficantes, senhores e senhoras escravagistas que se orientavam por falsos conhecimentos científicos e cristãos.
BRASIL: APARTAÇÃO RACIAL E LUTAS DOS NEGROS
Discute as razões da desigualdade e da injustiça social na sociedade brasileira e revela que há no Brasil um grande número de estudiosos que se propuseram a examinar criticamente os fatos históricos, assim como há alguns autores que se propuseram a mistificar esses fatos.
EDUCAÇÃO PARA DEMOCRACIA E FORMAÇÃO DA CIDADANIA
Compõe-se de sete ensaios e temas diversos publicados na Revista da Universidade do Amazonas. Série: Ciências Humanas (1. Educação para democracia e formação da cidadania; 2. O ilusionismo pedagógico; 3. Kant e o iluminismo; 4. A obra e a produção literária na sociedade de classes). No Site da ADUA – Associação dos Docentes da Universidade do Amazonas/UFAM; (5. Contrarreforma universitária do governo Lula: mudança ou continuidade?; 6. A defesa da universidade pública) e no Suplemento do Boletim Informativo Universo/UFAM (7. Por que ler?)
EDUCAÇÃO: DOUTRINAÇÃO OU DESVELAMENTO?
Reúne artigos publicados em vários jornais de Manaus – Jornal da ADUA, Boletim Informativo da ADUA, Jornal do Comércio, Amazonas em Tempo, O Estado do Amazonas, Jornal da Universidade Federal do Amazonas, A Crítica, Boletim Informativo da FACED-(UFAM, Jornal dos Trabalhadores, desde a década de 1980. Esses artigos debatem criticamente temas e ações variados manifestados por estudiosos, políticos ou administradores educacionais ou empresariais em favor da ordem estabelecida pelas classes privilegiadas ou favorecidas dos países colonialistas para os países dependentes, como o Brasil. Esses países dependentes constituem-se, na verdade, em estados burocráticos de direito, criados e recriados por potências coloniais para seguirem as orientações políticas e administrativas que atendem os interesses privados de empresários de países colonialistas.
ESCRITA E CONHECIMENTO
Aborda fundamentos para a prática da escrita, reflete como essa atividade propicia a construção do conhecimento dos autores, apresenta depoimentos, experiências e comentários de vários escritores sobre a sua prática.
POLÍTICAS AFIRMATIVAS: POR QUÊ? PARA QUÊ?
Discute as relações étnico-raciais e expõe as razões que justificam as lutas e as reivindicações de políticas públicas de ações afirmativas para a população negra no Brasil. Constitui-se de quatro capítulos, elaborados originalmente como artigos para publicações em revistas ou para serem proferidos em palestras. Os capítulos são: 1. O que é política afirmativa?; 2. Quotas: reparações retroativas, por quê? para quê?; 3. Direitos humanos e os problemas étnico-raciais; 4. Quotas para negros e a luta de classes na sociedade brasileira.
O LEGADO DO QUILOMBO
Segunda edição, com ilustrações de Anny Mary Lewis. Narra, através de fatos históricos e fictícios, as histórias das lutas empreendidas pela população negra do Brasil e das Antilhas (em especial, Barbados) em prol da sua liberdade, dignidade e identidade racial.
LEITURA E CONHECIMENTO
Reúne cinco capítulos, que foram originalmente publicados como artigos em alguns números da Revista da Universidade do Amazonas. Série Ciências Humanas. Discutem a prática da leitura como atividade que possibilita a construção do conhecimento do leitor. Os capítulos são: 1. A leitura como ato de conhecimento; 2. O que é leitura; 3. A importância da leitura para a formação humana; 4. Considerações em torno do ato de ler; 5. Leitura e conhecimento.
LITERATURA E CONHECIMENTO
Discute a deficiência do ensino da leitura na escola, a carência de sua prática na sociedade, devido à formação de gerações de analfabetos funcionais
produzidos pela educação brasileira. Propõe que a leitura funcional seja adotada desde o início do processo de alfabetização e ressalta ainda que os professores e administradores escolares precisam ser competentes para criar condições de ensino-aprendizagem da leitura nas escolas. Para o autor, essas condições possibilitarão a formação de leitores-cidadãos, críticos, de que a sociedade brasileira necessita.
TRABALHOS ACADÊMICOS: ORIENTAÇÕES E NORMAS
Contém orientações teórico-metodológicas para produção de trabalhos acadêmicos. Discute a leitura crítica e metódica. Oferece sugestões para prática de documentação e para produção de textos. Apresenta as normas básicas (citações, notas de rodapé, referências bibliográficas etc.) para elaboração de textos acadêmicos.
ESTUDAR COMO PRÁXIS HUMANA
Aborda pressupostos e prerequisitos fundamentais para a prática sistemática e crítica no ato de estudar, partindo do princípio de que esse ato é uma prática eminentemente humana, uma vez que somente o ser humano opta, muitas vezes, por adiar alguma ação que lhe traz satisfação imediata para estudar, observar situações, questões envolvidas na referida ação.
CONHECIMENTO E REALIDADE SOCIAL EM KARL MARX
Apresenta o desenvolvimento do pensamento filosófico de Karl Marx, através das seguintes obras: Diferença entre as filosofias da natureza em Demócrito e Epicuro, Crítica da filosofia de direito de Hegel, Manuscritos econômicos e filosóficos de 1844, A ideologia alemã (escrito com Friedrich Engels) e Teses sobre Feuerbach. Para Lewis, Marx, nessas obras, explicitou seu pensamento sobre o conhecimento, realidade social, realidade humana, entre outros temas, dialogando, debatendo, com os pensamentos de outros autores, tais como Demócrito, Epicuro, Hegel, Feuerbach e os neo-hegelianos, em geral. Lewis afirma ainda que Marx analisou a realidade histórica e social em que viveu, ou seja, a Europa do século XIX. Para Lewis, Marx construiu nova interpretação sobre a relação dos seres humanos com a natureza, com os outros seres humanos e com o conhecimento e as ideias construídos por eles sobre o mundo e sobre si mesmos. Lewis reitera também que Marx revelou, através de suas obras, os pressupostos, os fundamentos não somente para se compreender a realidade social e histórica, como também a realidade do conhecimento. Lewis conclui que o estudo das obras de Marx possibilita ao ser humano construir o seu conhecimento da realidade social e histórica do mundo em que vive.
A ILHA DA FANTASIA E OUTRAS HISTÓRIAS
Apresenta narrativas envolventes. Em A ilha da Fantasia, O ônibus, Congresso sobre violência na ilha da Desigualdade, Livre iniciativa, Valores e juízos, Castigo e recompensa, os personagens vivem problemas característicos de uma sociedade de classes. Outras histórias, como A máquina, Educação futurista em Brasilville, mostram personagens submetidos a um processo de massificação e empobrecimento intelectual por uma educação mecanicista e robotizada. A história O menino que era viciado em vídeo-games narra a situação de um personagem que se atrofia física e intelectualmente, ao dedicar-se, de corpo e alma, a uma máquina de diversão, um vídeo-game. As narrativas A vida na vila cabocla, Planos para um sítio, A novela desvelam sonhos, expectativas e frustrações de seus personagens. Através dessas histórias, o autor possibilita aos leitores perceberem e entenderem a realidade social e humana de modo abrangente.
UMANITÁ E OUTRAS HISTÓRIAS
Contém histórias que relatam preocupações, situações, condições, práticas de vida de vários personagens, propiciando uma reflexão sobre problemas que permeiam a sociedade humana, fundada na desigualdade e na injustiça social. A história Umanitá, que dá título ao livro, relata, ficcionalmente, o processo de construção do conhecimento pelos seres humanos de geração a geração. Uma personagem atemporal vivencia o surgimento da especulação mítica, a instauração da filosofia e, por fim, a fundação da ciência.
EDUCAÇÃO NO REINO DE BANAN E OUTRAS FÁBULAS
Reúne nove fábulas que abordam questões sobre o fazer educacional, a teoria e a construção do conhecimento ou da domesticação das atitudes passivas ou ativas dos personagens frente aos problemas que encontram em sua realidade, constituindo cada fábula oportunidade de reflexão sobre o fazer educacional na sociedade em que vivemos.
A REFLEXÃO DOS ANIMAIS ESPOLIADOS E OUTRAS FÁBULAS
Contém treze fábulas, em que personagens animais vivenciam situações político-sociais, muito parecidas com as vivenciadas pelos seres humanos. Na fábula Fazenda de porcos, esses animais são alimentados somente para servirem os interesses financeiros de seres humanos. O personagem principal critica os porcos que aceitam passivamente a dominação e a exploração dos seres humanos, ele questiona e denuncia a exploração sofrida por todos os porcos. Nas outras fábulas, há personagens-animais que refletem sobre sua situação e procuram lutar para resistir a qualquer tipo de dominação e exploração, outros insistem em dissimular sua dominação e procuram convencer os animais espoliados de que suas ações dominadoras são justas para os dominados. Enfim, as fábulas contidas nesse livro concentram-se em temas político-sociais vividos e, às vezes, não percebidos pelos seres humanos.
UM PÁSSARO QUE CANTA
Constitui-se de trinta e oito poemas que abordam a percepção dos seres, das ideias e das realidades existenciais e sociais com que o autor se depara e a sua expressão consciente em forma de questionamentos ou de posicionamentos sobre os objetos de sua percepção.
SENTIMENTO E CONSCIÊNCIA
Sentimento e consciência é um título muito apropriado para esse livro de Isaac Warden Lewis. Em todos os poemas, ambas as coisas estão imbricadas. O primeiro poema A visão de mundo na arte norteia a elaboração dos poemas, pois afirma uma concepção de arte em que a preocupação principal não é a disciplina estética, a pureza ou a abstração artística, mas sim a mensagem comprometida com as questões sociais. Encontram-se também no livro poemas singelos e profundos sobre a natureza e a vida animal, simples, sem artificialismo ou que mostram o egoísmo e o altruísmo numa relação dialética e outros que mostram a própria dialética da vida social humana. Poemas, por fim, que denunciam as omissões e crueldades sociais, apresentam a vida humana além do dado superficial, falam do trabalho e, por extensão, da relação explorador/explorado, reafirmando a luta por condições sociais justas.
PRACTICAL ENGLISH COURSE
Constitui-se de textos em inglês para leitura, com vocabulário inglês-português e de exercícios de compreensão.
GRAMÁTICA PRÁTICA DA LÍNGUA INCLESA
Contém lições e exercícios de gramática da língua inglesa, com vocabulário inglês-português.
FIRST LESSONS IN ENGLISH
Apresenta textos ilustrados, elaborados com vocabulário elementar, do dia a dia, com exercícios para aprendizagem inicial da língua inglesa.
TABUADA PRÁTICA
Contém exercícios das quatro operações aritméticas. As contas de somar, diminuir, multiplicar e dividir foram graduadas para serem memorizadas pouco a pouco e acompanhadas de exercícios correspondentes para possibilitar sua rápida aprendizagem.