Livros - LUCILENE GOMES LIMA

 


Nascida em Anveres, vila do município do Careiro (Amazonas) em 1964. Formada em Letras pelo Instituto de Ciências Humanas e Letras (Universidade Federal do Amazonas).

Endereço: rua Carlos Drummond de Andrade, 288 – Conjunto Nova República – Manaus – AM.
CEP: 69077-778.
Telefone: (92) 99404-4589
Email: lucileneglima01@gmail.com

 

 

 

 

A EXPRESSÃO LITERÁRIA: aspectos determinantes de sua criação



A EXPRESSÃO LITERÁRIA: aspectos determinantes de sua criação

Discute aspectos controversos sobre o texto literário: Que relações pode-se inferir entre expressão artística e realidade? O texto literário e a realidade são claramente distintos para os leitores? Como os autores se manifestam ante a percepção de seus leitores/ Qual o papel da experiência pessoal do autor na construção de suas obras?



FICÇÕES DO CICLO DA BORRACHA: A selva, Beiradão, O amante das Amazonas




Constitui um estudo sobre as obras literárias do ciclo da borracha no Amazonas. Nesse estudo, as obras A selva, de Ferreira de Castro; Beiradão, de Álvaro Maia e O amante das amazonas, de Rogel Samuel recebem uma análise particular por apresentarem aprofundamento em torno do tema, além da renovação dos aspectos já desgastados observados nas demais obras.




O JULGAMENTO E OUTRAS HISTÓRIAS


O JULGAMENTO E OUTRAS HISTÓRIAS


Apresenta oito narrativas que confirmam o estilo da autora. Nelas a percepção da vida humana é tratada com realismo, não deixando de lado uma leve dose de ironia, que se vai delineando pelo próprio encadear das situações narradas. O conto Uma vida para Vivi não trata o ser humano como personagem central, volta-se para o ser animal, mas mesmo essa perspectiva também nos diz algo da humanidade ao enfocar a condição animal no mundo humano.


O MESTRE E O DISCÍPULO E OUTRAS HISTÓRIAS

 

O MESTRE E O DISCÍPULO E OUTRAS HISTÓRIAS


Constitui dezoito narrativas em que o mundo do ser humano moderno emerge de situações dramáticas, como o sofrido encargo de uma mulher, no conto Custo de morte, para enterrar o falecido marido num contexto em que o espaço interiorano amazonense aparece marcado pelos sinais do espaço urbano (falta de solidariedade, preponderância do financeiro sobre o humano). O conto Custo de vida, por sua vez, é um amalgama de fantasia e cruel realidade. Intertextualizando um clássico conto de fadas, essa narrativa adentra na mais difícil proeza de um trabalhador assalariado: a sobrevivência. Outro exemplo de recriação textual na coletânea é o conto Os (des)mandamentos, em que o discurso jurídico e o religioso se entrelaçam com a finalidade de revelar as contradições manifestas nos diferentes interesses humanos. Os contos O passeio, Dilema, A mulher que sonhava ser bela, Decadência e Anatomia ideal dizem muito do universo feminino à medida que abordam a desconsideração do trabalho doméstico e familiar da mulher, a irrefletida independência no trabalho fora do lar e o seu moderno, mas também antigo, lidar com a beleza, a aparência.